quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Goiânia inaugura Residencial Irisville

Casas do Residencial Irisville - Região leste de Goiânia
Situado às margens da GO-010, na região leste da capital, o residencial conta
com 391 casas e 300 famílias começam a ser transferidas já neste dia 11.

Mais um empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, será inaugurado neste sábado, 11, a partir das 8h30min, pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Smhab). O condomínio habitacional Irisville, situado às margens da GO-010, na região leste da capital, conta com 391 casas e 300 famílias começam a ser transferidas já neste dia 11.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, o secretário de Habitação, Paulo Borges, e a superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Marise Fernandes de Araújo, participarão da inauguração. Uma estrutura especial está sendo montada na entrada do condomínio para receber milhares de famílias que participarão do evento. 

As famílias beneficiadas com moradia popular passaram por um rigoroso processo de seleção que, dentre outros, filtrou pessoas com renda de até três salários mínimos, residentes em Goiânia há mais de três anos e que não possuem imóveis. Os novos moradores do Irisville pagarão 10% da renda mensal em um período de dez anos e vão morar em casas de aproximadamente 45 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Existem ainda no residencial casas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida.
As portas são mais largas e o banheiro oferece barras de ferro para sustentação das pessoas com necessidades especiais.

O bairro, que já está provido de asfalto, água tratada e energia elétrica, em breve receberá um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e linhas de ônibus para atender os novos moradores do empreendimento.

Um novo Lar
A equipe de projetos da Secretaria Municipal de Habitação, liderada pelo arquiteta Haline Jordão, decorou uma casa no residencial, para servir de modelo aos moradores que habitarão o empreendimento. A casa está decorada com móveis de preços acessíveis para que seja possível a essas pessoas mobiliarem suas residências tendo por base este lar. "É possível morar bem, em um lugar bonito, com móveis de preço baixo", acredita Paulo Borges.

Programa
O Minha Casa Minha Vida entrou em vigor em Goiânia quando o então prefeito Iris Rezende assinou um termo que viabilizaria a construção de casas destinadas a famílias com renda de zero a três salários mínimos. Em maio de 2009, a Smhab recebeu cerca de 88 mil pessoas interessadas em uma unidade habitacional. Desde então, os cadastros passaram por um processo de digitalização e cerca de 20 mil famílias já compareceram no órgão da Prefeitura para o preenchimento de ficha socioeconômica que selecionou os primeiros nomes contemplados.

A Prefeitura de Goiânia já deu início à construção de novas casas e em breve mais famílias receberão moradias. A Smhab espera que até abril de 2012 todos os inscritos no programa já tenham preenchido a ficha socioeconômica.



Thiago Vieira
Assessor de Imprensa
Secretaria Municipal de Habitação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALE CONOSCO